Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

INTEGRANTES DO GRUPO

Matheus Bertotto, Rayana Trindade, Rodrigo Medeiros, Patrícia Fantini, Jeferson Azevedo e Eduardo Bortolli.

TURMA 232
segunda-feira, 26 de abril de 2010

ENERGIA NUCLEAR E O MEIO AMBIENTE


Durante a Segunda Guerra Mundial a energia nuclear demonstrou sua potencialidade de causar danos, como ocorreu nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Os problemas ambientais estão relacionados com os acidentes que ocorrem nas usinas e com o destino do chamado lixo atômico - os resíduos que ficam no reator, local onde ocorre a queima do urânio para a fissão do átomo. Por conter elevada quantidade de radiação, o lixo atômico tem que ser armazenado em recipientes metálicos protegidos por caixas de concreto, que posteriormente são lançados ao mar.

Os acidentes são devidos à liberação de material radioativo de dentro do reator, ocasionando a contaminação do meio ambiente, provocando doenças como o câncer e também morte de seres humanos, de animais e de vegetais. Isso não só nas áreas próximas à usina, mas também em áreas distantes, pois ventos e nuvens radioativas carregam parte da radiação para áreas bem longínquas, situadas a centenas de quilômetros de distância.



Fonte-http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/nuclear/index.html&conteudo=./energia/nuclear/quee.html
domingo, 25 de abril de 2010

AS USINAS DE ANGRA DOS REIS



As situações das usinas nucleares de Angra dos Reis é agravado pelo segredo que envolve o setor e pela incerteza quanto às possibilidades de acidentes catastróficos que acompanharam algumas usinas no primeiro mundo. Mesmo sem levar em conta o risco atual e futuro representado pelo material radioativo estocado nas instalações, a própria localização da usina interferiu significativamente com a vocação turística da região e com a estrutura social e institucional da comunidade, sem contar os danos ambientais a que foi submetido aquele litoral, por conta de todas as obras civis. Só para lembrar nada disso foi discutido com a população.
quarta-feira, 21 de abril de 2010

DESVANTAGENS DE UMA USINA NUCLEAR EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Desvantagens de uma Usina Nulcear em relação com o Meio Ambiente.

- necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos;
- necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
-é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
- os resíduos produzidos emitem radiaotividade durante muitos anos;
- dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
- pode interferir com ecossistemas;
- grande risco de acidente na central nuclear.

Fonte:www.energiaeambiente.wordpress.com